Instituto da Oportunidade Social lança websérie documental 'Ansiedade tá ON?' que aborda saúde mental e cultura digital
O Instituto da Oportunidade Social (IOS) – que há 25 anos forma jovens e pessoas com deficiência para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos – em parceria com a Film&LAB lança no dia 04/10, a websérie documental, 'Ansiedade tá ON?', um projeto do curso de formação de audiovisual para jovens de 18 a 29 anos, o "Luz, Câmera, Formação". A websérie de três episódios une a tecnologia e cultura digital trazendo à reflexão seu uso na realidade brasileira.
Estima-se que até 2025, o mercado audiovisual deve crescer cerca de 4,7%, segundo a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025, da PwC.É com esse cenário promissor que o Instituto da Oportunidade Social, criou o Luz, Câmera, Formação, um curso de audiovisual para jovens de 18 a 29 anos que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino. Com duração de 5 meses, os alunos recebem formação técnica e teórica, aliando tecnologia e cultura digital. O conteúdo é dividido em módulos que representam todas as etapas de um processo audiovisual, em uma produtora, as aulas incluem: roteiro, captação e direção, edição e produção e pós-produção. Além do conteúdo técnico, o curso auxilia no desenvolvimento de competências comportamentais (soft skills) como cuidado com as relações, trabalho em equipe e solução criativa de problemas.
"O mercado do audiovisual é uma crescente, por isso o IOS busca oferecer com o Luz, Câmera, Formação um conteúdo técnico e prático que dificilmente esses jovens teriam a oportunidade de acessar. Nosso objetivo é aproximar a linguagem tecnológica do audiovisual e formar um profissional pronto para atuar no setor", comenta Kelly Lopes, superintendente do Instituto da Oportunidade Social.
Ao
final do curso os alunos construíram um projeto de conclusão, a
websérie dividida em três episódios, 'A ansiedade tá ON?', que discute a
partir da perspectiva do jovem, os impactos na saúde mental que o uso
exacerbado da tecnologia e a
cultura digital na sociedade brasileira.
O primeiro episódio, aborda os impactos que a cultura digital gera nas famílias, em especial nos adolescentes. Os personagens centrais, mãe e filho, enfrentam temas como pressão e crises de ansiedade como resultado do uso descontrolado das redes sociais. O episódio enfatiza a importância das conexões humanas autênticas que priorizem o bem estar. No episódio seguinte se acompanha a vida de alguns colaboradores do Instituto da Oportunidade Social e como a tecnologia e a cultura digital é uma ferramenta importante para promover oportunidades para jovens da periferia. Já o último, explora a importância do acompanhamento com profissionais de saúde mental, para que os impactos da cultura digital sejam positivos.
"Nosso país é um dos que figuram no alto índice de transtornos como ansiedade e depressão. Utilizar o audiovisual como ferramenta para aproximar o diálogo sobre saúde mental na era digital é fundamental para visibilizar um tema que é muito negligenciado, seja pelo estigma ou pelo preconceito. Por isso, o tema da websérie é tão importante e atual", aponta Kelly Lopes.
Post a Comment