Header AD

Filme "Plauto, um Sopro Musical" chega aos cinemas no dia 5 de outubro



O filme "Plauto, um Sopro Musical" chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 5 de outubro. Com direção de Rodrigo Portela, produção da Guarujá Produções e distribuição da Lança Filmes, o longa-metragem retrata a notável trajetória de Plauto Cruz (15 de novembro de 1929 - 28 de julho de 2017), um dos mais eminentes músicos gaúchos, amplamente reconhecido como o principal flautista do Brasil. Esse é o primeiro longa de Portela, que celebra a oportunidade de mostrar para o público a história de um dos flautistas mais reconhecidos do país: "Acredito que o filme acaba sendo importante para uma redescoberta da obra de Plauto para uma geração que não está acostumada com as suas músicas. Plauto era um músico genial e um compositor de mão cheia", afirma. 

  • Confira o trailer:


O documentário musical, com partes ficcionais, relembra a vida e a obra do rei da flauta e do choro e seus mais de 40 discos gravados e parcerias com personalidades da música brasileira, como Orlando Silva, Altamiro Carrilho, Ângela Maria, Carlos Galhardo, entre outros. Em 2019, o filme teve a sua première no Festival de Cinema de Gramado e, agora, em 2023, ele chega aos cinemas com uma nova versão. 


Repleto de depoimentos de amigos, familiares, músicos e pessoas que eram próximas do Plauto, além de imagens raras de arquivo, o filme traz também uma oportunidade de conhecer ainda mais a história da flauta, do choro e da cultura brasileira. A trilha sonora é do compositor, violonista e produtor porto-alegrense Mathias Berharends, um dos fundadores do Grupo Sexteto Gaúcho, que participou do filme e foi fundamental para a realização da obra. 


Mathias acredita que o filme vá conectar as pessoas de todo o Brasil, já que o choro está presente em diversas regiões e no dia a dia das pessoas. "As nações se diferenciam uma das outras não pela pujança econômica ou por sua extensão geográfica, mas, principalmente, por sua cultura. O Brasil, repleto de singularidades, conseguiu com a música criar algo que nos conecta, que aproxima o norte do sul, o frio do calor, o campo do mar. Foi por meio da invenção do choro que, pela primeira vez, musicalmente tivemos algo que nos representasse por inteiro, e o mais importante: respeitando as diferenças evidentes diante de toda nossa complexidade cultural", finaliza. 


Sinopse: 

Plauto Cruz, um dos maiores nomes do choro, é considerado o melhor flautista brasileiro. Com uma carreira brilhante, iniciada durante a chamada "Era de Ouro do Rádio", Plauto harmonizou sua flauta ao lado de destacadas personalidades da música brasileira, como   Ângela Maria, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves e Sílvio Caldas. O filme celebra o legado sonoro que ele deixou para as futuras gerações, transformando notas em memórias e melodias em eternas inspirações.

Filme "Plauto, um Sopro Musical" chega aos cinemas no dia 5 de outubro Filme "Plauto, um Sopro Musical" chega aos cinemas no dia 5 de outubro Reviewed by Andre Guilherme on outubro 03, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD