Header AD

Animação musical 'Atiraram no Pianista' abre a 25ª edição do Festival do Rio

 

Com mais de 250 títulos, entre nacionais e internacionais em sua programação, o Festival do Rio 2023 começa nesta quinta-feira, 5 de outubro. E pela primeira vez em 25 anos recebe uma animação em sua noite de abertura, no Cine Odeon.

 

"Atiraram no Pianista" ("They Shot The Piano Player", da Sony Pictures), dirigido por Fernando Trueba e Javier Mariscal, revisita a investigação de um jornalista sobre a morte do pianista brasileiro Francisco Tenório Júnior (1941-1976), músico da banda de Vinicius de Moraes e Toquinho, que desapareceu durante uma temporada de shows em Buenos Aires.

 

O filme chega ao Rio logo após sua primeira exibição mundial no Festival de Toronto, no Canadá, e contará com a presença do diretor Javier Mariscal na gala de abertura para apresentar o drama investigativo animado. Designer, ilustrador e desenhista reconhecido, Mariscal foi quem criou o mascote Cobe, dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. 

 

Quem também assina a direção é Fernando Trueba, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1993 por "Belle Époque" e um amante do Brasil, que aprofunda sua visão amorosa da música brasileira, mas também de uma parte da história do país.

 

"O Festival do Rio é uma celebração e um convite a novas aventuras, guardando um profundo respeito pela nossa história. O Brasil é muito plural e podemos ver este retrato também nas telas do cinema. São diversas ações que criamos para os mais diversos públicos e gostos diferentes, para comemorar a edição histórica de 25 edições do festival", conta Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival do Rio.

 

 

O Festival do Rio marca  presença por toda a cidade, na praia, e nas arenas culturais da Prefeitura e em centros culturais, como o da Caixa Cultural e Justiça Federal, que apresentam a mostra "A Cinemateca É Brasileira" e o Programa Geração, respectivamente. A programação paralela será anunciada em breve. O evento também irá receber, em noites de gala, quatro séries brasileiras, com entrada gratuita, mediante cadastro prévio divulgado nas redes sociais e no site do Festival.  Filmes que destacam as narrativas LGBTQIAPN+ irão concorrer ao Prêmio Félix

 


"A parceria com o Festival do Rio, um dos maiores e mais importantes da América Latina, é sucesso de público e crítica para a Shell.  O patrocínio reflete nosso compromisso em impulsionar o desenvolvimento social, cultural e econômico, e reforça nosso papel como a segunda maior empresa apoiadora do setor cultural no Brasil por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Como patrocinadores, tentamos contribuir para um futuro mais inclusivo, celebrando a sétima arte e enriquecendo ainda o panorama cultural brasileiro", explica Glauco Paiva, Gerente Executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

 

O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura e apoio FIRJAN e Ancine. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.

 

Sobre o filme

O filme revisita a história do pianista Francisco Tenório Jr., músico da banda  de Vinicius de Moraes e Toquinho, que desapareceu durante uma temporada de shows da dupla, em março de 1976, em Buenos Aires, às vésperas do golpe militar na Argentina. O ator Jeff Goldblum ("Jurassic Park") dá voz ao protagonista, um jornalista musical de Nova York que investiga o desaparecimento e a voz de seu amigo brasileiro é de Tony Ramos. Músicos como João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes e Paulo Moura aparecem em depoimentos no filme. "Atiraram no Pianista" tem estreia nos cinemas prevista para 26 de outubro e já está sendo citado em listas de sites especializados como o portal Awards Daily como um potencial concorrente à estatueta dourada da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.



Sinopse do filme


Um jornalista musical de Nova York embarca em uma missão para desvendar a verdade por trás do desaparecimento do jovem pianista prodígio Tenório Jr. Uma história comemorativa sobre a origem do icônico movimento musical da Bossa Nova, Atiraram no Pianista captura um tempo fugaz repleto de liberdade criativa em um ponto de virada da história latino-americana nas décadas de 60 e 70, pouco antes do continente ser engolido por regimes totalitários.

Animação musical 'Atiraram no Pianista' abre a 25ª edição do Festival do Rio Animação musical 'Atiraram no Pianista' abre a 25ª edição do Festival do Rio Reviewed by Andre Guilherme on outubro 05, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD