Por trás das filmagens de "Gran Turismo: De Jogador a Corredor"
Com
estreia marcada para 24 de agosto nos cinemas de todo o Brasil, "Gran
Turismo: De Jogador a Corredor" é baseado na inacreditável história real
de Jann Mardenborough. Ele realizou o sonho de se
tornar um piloto de corridas após vencer uma competição do jogo que dá
nome ao filme.
Para trazer a autenticidade necessária para as telas, o diretor Neill Blomkamp contou com filmagens de carros reais em pistas de verdade, além da possibilidade de mostrar o que essas máquinas podem fazer.
Em um filme como este, às vezes a tentação é fazer tudo digitalmente. Grave alguns planos de fundo, faça carros digitais, coloque seus atores em um ambiente de produção virtual. Mas, neste caso, tudo é real. [ele compartilha] Quando mostramos um ator dirigindo o carro, eles estão na verdade andando na pista bem perto da velocidade que deveriam.
"Eu sabia que Neill traria uma sensação visceral e emocionante para o filme", diz David Harbour, que se junta ao elenco como Jack, um ex-piloto que se torna o engenheiro-chefe de Jann Mardenborough (Archie Madekwe) e ensina a ele os detalhes de um carro de corrida de verdade.
O que eu realmente não sabia era o quanto estaríamos trabalhando com carros, pilotos e pistas reais. Tudo contribui para a intensidade da experiência – o que é fundamental para fazer um filme sobre pessoas tendo uma experiência muito intensa, arriscando tudo pelo que amam.
As pistas que serviram de cenário desta eletrizante obra incluem o Slovakia Ring, na Eslováquia, o Autódromo de Dubai, o Nurburgring, na Alemanha, o Red Bull Ring, na Áustria e o Hungaroring, na Hungria. E no banco do motorista de muitas cenas, Blomkamp tinha uma arma secreta para mostrar a sensação de Jann Mardenborough ao volante: o próprio piloto, que atuou como dublê de Archie Madekwe.
A última vez que estive na Hungria, a pista estava lotada de caminhões para uma corrida. [diz Mardenborough] Desta vez, estava lotado de caminhões para um filme que estava sendo feito sobre mim. É tão surreal.
Mas
não bastava ter os carros certos e pistas reais. A escolha de câmeras
também foi fundamental para dar ao público a oportunidade de se imaginar
pilotando uma máquina a 320 quilômetros por hora.
Em "Gran Turismo: De Jogador a Corredor", foram utilizados drones
cinematográficos de visão em primeira pessoa para acompanhar os carros
de corrida e dar pontos de vista raramente, ou nunca, vistos antes.
Outra tecnologia empregada durante as gravações do filme foi a câmera Sony Venice 2 com a extensão Rialto, que permite a separação do sensor do corpo da máquina. Desta forma, Blomkamp pôde colocar sua câmera em lugares minúsculos e antes inacessíveis dentro e fora do carro.
Os protótipos de carros de corrida são espaços apertados. [diz Blomkamp] Não é possível colocar um sensor 6K ou 8K de nível cinematográfico em seu interior, para estar com o ator sem filmar através do vidro polarizado – exceto com o Rialto. Se você quer criar uma sensação de intimidade, não há outro jeito.
A
iluminação, fotografia e design de produção também foram peças-chave
para trazer realismo para o filme. "Se você fizer uma pausa e olhar para
um único quadro, ele nunca deve parecer
sintético, excessivamente iluminado, excessivamente saturado ou falso.
Tudo é derivado da realidade", diz o diretor.
"Gran Turismo: De Jogador a Corredor" é baseado na inacreditável história real de uma equipe improvável - um gamer apaixonado por carros de corrida, um ex-piloto fracassado e um idealista executivo de automobilismo. Juntos, no filme que estreia em 24 de agosto nos cinemas de todo o Brasil, eles arriscam tudo para enfrentar o maior esporte de elite do mundo.
Confira o trailer:
Sinopse
Baseado na história real de Jann Mardenborough, o filme é o conto definitivo sobre a realização de um sonho do adolescente jogador de Gran Turismo que conseguiu usar suas habilidades no jogo para vencer uma série de competições da Nissan e se tornar um piloto profissional de corridas de carro.
Ficha Técnica
Dirigido por: Neill Blomkamp
Roteiro de Jason Hall e Zach Baylin
Baseado no videogame da PLAYSTATION STUDIOS
Produzido por: Doug Belgrad, Asad Qizilbash, Carter Swan e Dana Brunetti
Produtores Executivos: Kazunori Yamauchi, Herman Hulst, Jason Hall, Matthew Hirsch
Elenco: David Harbour, Orlando Bloom, Archie Madekwe, Darren Barnet, Geri Halliwell Horner e Djimon Hounsou
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