“Super Quem?”, uma sátira da fórmula Marvel e DC
Você é da época quando todo filme que fazia sucesso, recebia uma paródia, dentro da franquia “Todo Mundo em Pânico”, ou uma produção muito parecida? “Super Quem? Heróis por Acidente”, vem para relembrar esses tempos.
Mesmo que alguns digam que esse tipo de produção não combina com os dias atuais, devido ao seu humor ácido e politicamente incorreto, parece que Philippe Lacheau, roteirista e diretor do filme, deu de ombros para isso.
- Trailer:
- Sinopse: Cédric é um ator que parece estar amaldiçoado a viver uma vida de perdedor. Mas uma raridade acontece: ele consegue um papel principal em um filme para interpretar o super-herói “Badman”. No entanto, o destino age novamente e ele se envolve em um acidente no qual perde a memória. Depois do ocorrido, Cédric começa a agir como um super-herói de verdade, se vendo no meio de uma confusão com bandidos reais e um caso para solucionar.
Minhas impressões
Além de dirigir, roteirizar e produzir, Philippe Lacheau ocupa o papel principal de “Super Quem?”. O filme francês não poupou esforços em satirizar os grandes blockbusters produzidos pelos estúdios Marvel e Warner/DC. Com sacadas que arrancam algumas risadas genuínas durante sua duração, peca pelo excesso de piadas que tenta introduzir o humor ácido e nos faz contabilizar quantas vezes expressamos “que errado isso!”, durante o longa.
É um filme que, certamente, atrairia um bom público, se fosse lançado em meados dos anos 2000. Isso porque, mesmo consumindo as produções que ali são parodiadas, o público assistiria igual, até mesmo para saber o que a critica humorada, de outro cineasta, fala sobre seus filme preferidos. De certa forma, acertou bem as referências dos heróis mais conhecidos, deixando claras as inspirações e as paródias, o que de fato traz o tom humor genuíno, que é interrompido pelo humor ácido, logo na sequência.
Super Quem? Usa a fórmula do enredo dos filmes de heróis, e por algum momento até se leva a “sério”. Não podemos ignorar que as cenas de ação possuem um cuidado em sua coreografia, mesmo que sejam para um teor cômico.
Conclusão
O curioso é que mesmo num filme de paródia, a produção mirou no estilo Zack Snyder. E, antes que pensem “é óbvio que vão zoá-lo”. Acredite, esses momentos Snyder não são zoação. ~ Para desespero dos haters, é verdade! ~ Tais cenas estão bem presentes nas ações, referências, slow-motion introduzidos… Pensando bem, acho que entendi porque fomos convidados para essa cabine.
Em menos de uma hora e meia, o “Super Quem?” é bem dividido, no que se espera de um filme sátira. No entanto, não convence com o humor que flerta em muitos momentos com o pastelão. Ou, talvez, não soube deixar claro que se tratava de uma crítica sobre as piadas com teor sexual. De qualquer forma, é um roteiro bem questionável. ~ Por fim, é recomendável, só que…. calma!
“Super Quem?” estreia nos cinemas nacionais em, 27 de outubro de 2022.
NOTA: 5/10
Texto criado em 25/10/2022 | Publicado em SnyderCutBR
Post a Comment