CCXP Awards faz edição histórica na Sala São Paulo
Uma vitória da Cultura Pop Nacional. Esse é o legado que a primeira edição da CCXP Awards deixou em premiação realizada nesta sexta-feira (15 de julho) em São Paulo. Logo na estreia, a maior premiação do Brasil reuniu influenciadores, famosos e artistas na icônica Sala São Paulo, na região central da cidade. No palco, o grande vencedor da noite, com dois prêmios, foi o filme 'A Última Floresta', que levou o grande prêmio da noite, o Grand Prix, e a subcategoria Melhor Filme Nacional. A hashtag #CCXPAwards ficou presente por mais de duas horas nos trending topics do Twitter. O alcance potencial da premiação chegou a mais de 15 milhões de pessoas.
Foram entregues 32 troféus durante a noite em seis vertentes da cultura pop: Filmes, Séries, Literatura, Games & eSports, Quadrinhos e Creators. Todos os vencedores levaram para casa a 'Glória', nome do troféu inspirado em um dos principais símbolos da cultura pop, o dragão. A escolha foi feita devido a presença dessa figura mitológica em todos os universos de cultura pop e da CCXP Awards.
Para Roberto Fabri, VP de conteúdo e curador das marcas CCXP, a missão de entregar um prêmio para a indústria de cultura pop nacional foi realizada com sucesso. "Sonhamos lá atrás e trouxemos todo o mercado pra sonhar com a gente. Estamos muito felizes com a aceitação da premiação pelo meio artístico. Era o prêmio que faltava na cultura pop nacional.", diz Fabri.
O EVENTO
Com uma abertura 'épica', a CCXP AWARDS trouxe a Orquestra Santa Marcelina tocando o tema da CCXP, acompanhada de diversos bailarinos em figurinos de personagens famosos dos quadrinhos, literatura e do audiovisual. A apresentação da noite foi do host Tiago Leifert que abriu o evento com a frase "Hoje, nós nerds dominamos o mundo!". Ainda em clima festivo de um red carpet repleto de estrelas, a CCXP exibiu um vídeo contendo o manifesto do evento que afirma: "A CCXP Awards veio para dar o respeito merecido a todas as categorias".
A primeira subcategoria da noite foi de Melhor Livro de Ficção, com a apresentação de Alê Garcia. O vencedor foi 'O Serviço de Entrega Monstruosas', de Jim Anotsu. Emocionado em seu discurso, lembrou de sua infância e vida difícil, mas terminou com uma mensagem esperançosa: "Isso é para todo mundo que sonhou o impossível".
Na sequência, os humoristas Ed Gama, Dani Calabresa e Antonio Tabet apresentaram os vencedores da categoria Séries. Em um momento descontraído, Gama e Calabresa imitaram Gil do Vigor e Jade Picon levando o público a gargalhadas. Vencedor como Melhor Ator, Cristian Malheiros, da série 'Sintonia', agradeceu em seu discurso o carinho do público. Premiada como Melhor Atriz Nacional, Liniker, da série 'Manhãs de Setembro', subiu ao palco e dedicou o prêmio a Ebony, maquiadora que faleceu esse ano. Ela afirmou: "significa muito para as trans terem um lugar de representação, e que não seja de diminutiva e nem de escracho". Na continuação foi entregue os prêmios de Melhor Série Global e Nacional, para 'Succession' e 'Sob Pressão', respectivamente.
Ao final do primeiro bloco, o apresentador da noite discursou sobre a situação da fome no Brasil e lembrou que o país voltou a estar dentro do mapa da fome mundial. "15 milhões de pessoas passam fome no Brasil, e você pode ser nosso herói. O valor arrecadado aqui irá para a Gerando Falcões que realizará as divisões", sendo ovacionado pela plateia.
Apresentado pelo streamer Alexandre Gaules e o surfista Gabriel Medina, o vencedor do Melhor Mesacast foi o PodPah, apresentado por Igão e Mítico. "Se a gente não ganhasse, a gente ia ficar muito put*.... Em 2020 nós começamos esse podcast, agora estamos contando as notas e recebendo prêmios", declarou a dupla.
O terceiro bloco, dedicado a Quadrinhos e Games & eSports, começou com um discurso divertido do elenco dos filmes da 'Turma da Mônica', que homenageou os profissionais das HQs. O primeiro a subir no palco foi Gidalti Jr, vencedor como Melhor Álbum, com 'Brega Story'. Muito emocionado, o autor citou: "Esses livros me levaram a conhecer mais a fundo a Amazônia, que é muito linda, mas é uma região com os piores índices de IDH, com os piores índices de educação e nós artistas temos que reverter esse quadro... Eu peço a indústria para dar mais espaço para os artistas do Norte. Nós precisamos retratar a Amazônia sobre um olhar nativo". O prêmio de Melhor Quadrinho foi para 'Arlindo', de Ilustralu (Luiza de Souza). Já Marcello Quintanilha levou o troféu de Melhor Quadrinista, por 'Escuta, Formosa Márcia'.
Iniciando a categoria Games & eSports, o prêmio de Melhor Game Global foi para 'It Takes Two'. A premiação seguiu com show do rapper Rashid. Na subcategoria Pro Player Masculino, o vencedor foi Gustavo "Sacy" Rossi, jogador de Valorant pela LOUD. Ele agradeceu a todo o seu time, sua torcida e sua noiva, Sofia. Já em Pro Player Feminina, o troféu foi para Natália "Daiki" Vilela, da Liquid. Emocionada em seu discurso, ela ressaltou a importância das outras participantes: "Para mim, é absurdo ver meu nome ao lado das outras concorrentes".
O melhor do cinema foi o tema do quarto bloco da premiação. Em espetáculo musical, a orquestra executou com perfeição a trilha sonora de E.T, do premiado John Williams, que comemorou 40 anos de seu legado em 2022. O ator Rodrigo Santoro surgiu em vídeo e fez questão de valorizar a produção de audiovisual nacional. Ele ressaltou a importância mundial do Brasil no setor.
Os atores Lívian Aragão e Tiago Abravanel apresentaram o prêmio de Melhor Filme Global, que foi para 'Judas e o Messias Negro'. Vencedor da subcategoria de Melhor Ator, Seu Jorge agradeceu pelo prêmio e afirmou estar muito honrado. Entre as mulheres, a atriz Renata Carvalho foi premiada por sua atuação em 'Vento Seco'. Também por vídeo, ela agradeceu a Daniel Nolasco, diretor do filme, por escolher uma atriz travesti para encenar uma personagem cisgênero.
As diretoras Ana Muylaerte e receberam o troféu de Melhor Direção por 'Alvorada'. Em seu discurso, Lô ressaltou a importância de uma obra política em uma premiação pop. "O filme mostra a semente de tudo o que a gente está vendo agora". A CCXP Awards ainda premiou como Melhor Filme Nacional, 'A Última Floresta'. O diretor, Luiz Bolognesi, ausente na premiação, agradeceu aos Yanomami e fez um discurso em tom crítico.
Caminhando para o fim, em tom saudoso, o evento fez uma emocionante homenagem póstuma aos artistas. Entre os nomes lembrados estavam os atores Paulo Gustavo, Eva Wilma, Tarcísio Meira, o escritor Artur Xexéu, o autor Gilberto Braga, as cantoras Marília Mendonça e Elza Soares, ao lado de outras personalidades.
No último bloco, os fandoms também foram homenageados e o vencedor de 2022 foi o 'borboletário', da atriz Carla Diaz. Em seu discurso, agradeceu a todos os seus fãs e explicou, bastante emocionada, o porquê das borboletas serem seu emoji. A atriz lembrou que venceu um câncer na tireoide (que possui formato de borboleta) e assim nasceu a simbologia. Ela aproveitou para ressaltar a importância de receber esse prêmio justamente no mês de julho, quando é comemorado o "Julho Verde", mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço.
Nesta primeira edição o Hall da Fama da Cultura Pop começou a ser construída pela CCXP Awards. Os primeiros nomes homenageados foram: Renato Aragão, Fernanda Montenegro, Laerte, Cao Hamburguer e Mauricio de Sousa.
Para finalizar, Tiago Leifert convidou todos os premiados para subirem ao palco e receberem um longo aplauso do público.
OUTROS PREMIADOS
Repleto de celebridades e looks lindíssimos a cobertura do Red Carpet contou com a cobertura e transmissão ao vivo do Omelete, Tribo e PodPah. Durante o pré-show foi anunciados 13 vencedores, entre elas, Melhor Não-Ficção, vencida por Chico Felitti, autor de Elke: Mulher Maravilha. Como Melhor Tira e Web-tira Nacional, Laerte recebeu o troféu pelo Manual do Minotauro. A cartunista, que não estava presente, mas enviou um vídeo de agradecimento e garantiu que todas as outras concorrentes eram muito boas.
Ainda em quadrinhos, Gabriel Nascimento venceu como Melhor Roteirista, com 'A Menor Distância entre Dois Pontos é uma Fuga'. Shiko também recebeu seu prêmio na subcategoria de Melhor Desenhista, com sua obra 'Carniça e a Blindagem Mística'. Guilherme Petreca, grande nome das HQs nacionais, levou como Melhor Colorista. O Arte-Finalista escolhido da noite foi Orlandeli, que trabalhou em 'Chico Bento – Verdade', da editora MSP.
Outro que levou dois prêmios para casa foi a Riot com 'Valorant', vencendo como Melhor Game Competitivo e 'League Of Legend: Wild Rift', como melhor Game Mobile. Entre os games brasileiros, o prêmio foi para 'Unsighted', do estúdio Pixel Punk. E para fechar o mundo dos jogos eletrônicos, a 'Fúria' foi eleita a Melhor Organização.
Entre os criadores de conteúdo, Rafael Vicente venceu como Revelação do Ano. Por fim, as homenagens especiais foram para Sidney Gusman e Mercado Livre, como profissionais do ano em ambiente endêmico e não endêmico.
Confira a lista dos vencedores:
FILMES
- Melhor Filme Global
● A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
● Ataque dos Cães
● Druk - Mais uma Rodada
● Encanto
● Judas e o Messias Negro (Vencedor)
- Melhor Filme Nacional
● A Última Floresta (Vencedor)
● Medusa
● Medida Provisória
● Eduardo e Mônica
● Turma da Mônica - Lições
- Melhor Direção Nacional
● Anita Rocha da Silveira (Medusa)
● Anna Muylaert e Lô Politi (Alvorada) (Vencedor)
● Daniel Rezende (Turma da Mônica)
● Lázaro Ramos (Medida Provisória)
● Luiz Bolognesi (A Última Floresta)
- Melhor Ator Nacional
● César Mello (Doutor Gama)
● Gabriel Leone (Eduardo e Mônica)
● Irandhir Santos (Piedade)
● Lázaro Ramos (O Silêncio da Chuva)
● Seu Jorge (Marighella) (Vencedor)
- Melhor Atriz Nacional
● Alice Braga (Eduardo e Mônica)
● Grace Orsato (Meu nome é Bagdá)
● Jéssica Ellen (Cabeça de Nêgo)
● Renata Carvalho (Vento Seco) (Vencedor)
● Taís Araújo (Medida Provisória)
SÉRIES DE TV
- Melhor Série Global
● Round 6
● Succession (Vencedor)
● Arcane
● WandaVision
● Ted Lasso
- Melhor Série Nacional
● Cidade Invisível
● Manhãs de Setembro
● O Caso Evandro
● Sintonia
● Sob Pressão (Vencedor)
- Melhor Ator Nacional
● Christian Malheiros (Sintonia) (Vencedor)
● Fábio Assunção (Onde Está Meu Coração)
● Flávio Tolezani (DOM)
● Gabriel Leone (DOM)
● Selton Mello (Sessão de Terapia)
- Melhor Atriz Nacional
● Alessandra Negrini (Cidade Invisível)
● Hermila Guedes (Segunda Chamada)
● Letícia Colin (Onde Está Meu Coração)
● Letícia Colin (Sessão de Terapia)
● Liniker (Manhãs de Setembro) (Vencedor)
QUADRINHOS
- Melhor Quadrinho Nacional
● Arlindo (Vencedor)
● Brega Story
● Carniça e a Blindagem Mística: Parte Dois A tutela do Oculto
● Confinada
● Escuta, Formosa Márcia
- Melhor Quadrinista Nacional
● Gidalti Jr. (Brega Story)
● Ilustralu - Luiza de Souza (Arlindo)
● Laerte (Manual do Minotauro)
● Marcello Quintanilha (Escuta, Formosa Márcia) (Vencedor)
● Shiko (Carniça e a Blindagem Mística: A tutela do oculto)
- Melhor Álbum Nacional
● Arlindo
● Brega Story (Vencedor)
● Carniça e a Blindagem Mística: Parte Dois A tutela do Oculto
● Escuta, Formosa Márcia
● Isolamento
- Melhor Tira e Web-tira Nacional
● A Urna - Amanda Miranda
● Anésia & Dolores
● Como eu sobrevivi à COVID-19 e seus amigos! (Tira)
● Manual do Minotauro (Vencedor)
● Tê Rex: Zapzombie
- Melhor Roteirista Nacional
● Gabriel Nascimento (A menor distância entre dois pontos é uma fuga) (Vencedor)
● Ilustralu - Luiza de Souza - (Arlindo)
● Kash Fyre (Espetaculare Meneghetti)
● Leandro Assis e Triscila Oliveira (Confinada)
● Marcello Quintanilha (Escuta, Formosa Márcia)
- Melhor Desenhista Nacional
● Shiko (Carniça e a Blindagem Mística: A tutela do oculto) (Vencedor)
● Orlandeli (Chico Bento - Verdades)
● Guilherme Petreca (Shamisen: Canções do Mundo Flutuante)
● Camilo Solano (Cidade Pequenina)
● Gidalti Jr. (Brega Story)
- Melhor Arte-Finalista Nacional
● Alcimar Frazão (Lovistori)
● Amanda Miranda (A Urna)
● Gidalti Jr. (Brega Story)
● Leandro Assis (Confinada)
● Orlandeli (Chico Bento – Verdade) (Vencedor)
- Melhor Colorista Nacional
● Fabi Marques (Anne de Green Gables)
● Guilherme Petreca (Shamisen: Canções do Mundo Flutuante) (Vencedor)
● Ilustralu - Luiza de Souza - (Arlindo)
● Orlandeli (Chico Bento - Verdade)
● Shiko (Carniça e a Blindagem Mística: A tutela do oculto)
GAMES & ESPORTS
- Melhor Game Global
● It Takes Two (Vencedor)
● Marvel's Guardians of the Galaxy
● Metroid Dread
● Psychonauts 2
● Resident Evil Village
- Melhor Game Nacional
● Aspire: Ina's Tale
● Dodgeball Academia (Pocket Trap / Humble Games)
● Unsighted (Studio Pixel Punk) (Vencedor)
- Melhor Game Competitivo Nacional
● Free Fire
● R6 - Tom Clancy's Rainbow Six Siege
● Valorant (Vencedor)
- Melhor Game Mobile Nacional
● Free Fire
● League of Legends: Wild Rift (Vencedor)
● Pokémon Unite
- Melhor ORG Nacional
● AfroGames
● Fúria (Vencedor)
● Loud
● paiN Gaming
● RED Canids Kalunga
- Melhor Pro-Player Masculino Nacional
● Andrei "Art" Piovezan
● Gabriel "Aegis" Lemos
● Gabriel "FalleN" Toledo
● Gustavo "Sacy" (Vencedor)
● Yago "Yago exe" Vinícius
- Melhor Pro-Player Feminina Nacional
● Bruna "Bizinha" Marvila
● Elizabeth "Liz" de Sousa
● Gabriela "GaB" Scheffer
● Karina "kaah" Takahashi
● Natália "Daiki" Vilela (Vencedor)
LITERATURA
- Melhor ficção Nacional
● A extinção das abelhas
● O Serviço de Entregas Monstruosas (Vencedor)
● O Último Ancestral
- Melhor não-ficção Nacional
● Elke: Mulher maravilha (Vencedor)
● Ney Matogrosso: A Biografia
● Racionais Mc's: Sobrevivendo no inferno
CREATORS
- Melhor Streamer Masculino Nacional
● Alanzoka
● Alexandre Gaules
● Casimiro (Vencedor)
● Jota Plays
● Liminha
- Melhor Streamer Feminina Nacional
● Camila Vieira (Kalera)
● Diana Zambrozuski
● Gabi Cattuzzo
● Nicolle Merhy (Cherrygumms)
● Sher Machado (Vencedor)
- Melhor Canal / Criador revelação Nacional
● Folclore BR: Uma Nova Visão
● Luva de Pedreiro
● Professor Noslen
● Raphael Vicente (Vencedor)
● thallitaxavier
- Melhor Criador de conteúdo Nacional
● Carol Moreira (Vencedor)
● Diva Depressão
● Jovem Nerd
● mikannn
● phsantos
- Melhor Podcast Nacional
● Confins do Universo
● Mano a Mano (Vencedor)
● Modus Operandi
● NerdCast
● Um Milkshake Chamado Wanda
- Melhor Mesacast Nacional
● Ciência Sem Fim
● Lança a Braba Podcast
● Mais que 8 minutos
● Podpah (Vencedor)
● Venus Podcast
Post a Comment