Header AD

Especial DC | Filmes que são da DC Comics que nem todo mundo sabe

Filme RED: Aposentados e Perigosos | Divulgação DC Entertainment
 
Nem só de heróis vive a DC Comics nos cinemas e, provavelmente, você já assistiu algum filme que nem sonha ser parte da editora. Então, por isso, montei esta lista marota de filmes para te ajudar neste período de distanciamento social.

RED: Aposentados e Perigosos

RED (2010) | RED 2 (2013)
Você imagina Bruce Willis, Morgan Freeman, John Malkovich e Helen Mirren juntos num filme da DC Comics? Pois então, consagrado, isso aconteceu em "RED: Aposentados e Perigosos" (2010). O filme foi baseado na homônima HQ do autor Warren Ellis. Apesar da história original trazer um tom mais sério, o filme optou por inserir situações cômicas, além de adicionar aliados ao personagem principal, que na HQ age sozinho. "RED: Aposentados e Perigosos" ganhou algumas indicações nas premiações entre 2010/2011, chegando a concorrer ao Globo de Ouro de Melhor Filme Cômico. Em 2013, ganhou uma continuação, "RED 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos", com Anthony Hopkins e Catherine Zeta-Jones, integrando o elenco.

  • Sinopse: Frank Moses é um ex-agente da CIA, atualmente aposentado, que tenta levar uma vida normal. Ele está interessado em Sarah, com quem volta e meia conversa ao telefone. Um dia, a casa de Frank é atacada por agentes da CIA. Sem saber o que está acontecendo, ele deduz que logo perceberão sua ligação com Sarah e parte para protegê-la. Para entender o porquê de ter sido atacado, Frank precisará da ajuda de seus antigos companheiros Joe, Marvin e Victoria, todos também aposentados.

----------ONDE ASSISTIR O FILME: TELECINE PLAY ----------

Os Perdedores

The Losers (2010)
Baseado na HQ de mesmo nome e publicada pela Vertigo (selo de HQ adulta da DC Comics), "Os Perdedores" também tem um elenco de peso: Jeffrey Dean Morgan, Idris Elba, Zoe Saldana e Chris Evans. A produção se mantém fiel a sua origem, com uma dinâmica boa no roteiro, oscilando entre ação e humor. Apesar dos pontos positivos e elenco cativante, o filme foi recebido pela crítica americana de maneira morna, enquanto, aqui no Brasil, nem chegou a ser exibido nos cinemas, chegando direto em DVD. Mas não deixe isso sabotar a ótima experiência que possa ter com o longa. É um filme de ação que indico e vai te surpreender!

  • Sinopse: Integrantes de um comando de elite das Forças Especiais dos Estados Unidos são enviados à selva boliviana numa missão de busca e destruição em uma instalação operada por um chefão das drogas. Alvos de uma traição mortal, eles são dados como mortos. Presos na selva, os homens se unem a uma mulher misteriosa, chamada Aisha, para se vingar dos inimigos e empatar o jogo.

----------ONDE ASSISTIR O FILME: NETFLIX ----------

Jonah Hex – Caçador de Recompensas

Jonah Hex (2010)
O ano de 2010 foi de testes pra adaptações de HQ's menos populares da editora DC Comics nos cinemas, como podemos ver até aqui. "Jonah Hex" empolgou nas primeiras imagens lançadas, com o ator Josh Brolin, vivendo o personagem-título; John Malkovich, como o vilão; e Megan Fox, reforçando o elenco. Parecia que a versão live-action seria promissora. Mas não! Foi um fracasso de bilheteria. O filme teve dificuldade em seguir a identidade da HQ do pistoleiro anti-herói, ficando nítido o desconforto em encarar o filme como um faroeste. Transformando Hex em um ser com poderes de conversar com os mortos e ser imortal, algo que nunca existiu nas HQs. O longa foi tão catastrófico que os atores Josh Brolin e Megan Fox chegaram a traçar críticas negativas, tempos depois de seu lançamento.

  • Sinopse: Quando a família de Jonah Hex é assassinada por um soldado em retaliação a atos anteriores, o anti-herói se torna um caçador de recompensas com a própria cabeça a prêmio. Os militares americanos querem que Jonah detenha um terrorista que planeja transformar o planeta em um inferno.

----------ONDE ASSISTIR O FILME: YOUTUBE FILMES ----------

Marcas da Violência

A History of Violence (2005)
O filme trouxe os atores David Cronenberg e Viggo Mortensen para a adaptação da live-action da HQ, que é inédita no Brasil. A história é tão obscura, que o ator Cronenberg não sabia que o roteiro do filme se tratava de uma adaptação. Mesmo não sendo uma história dita como "carro-chefe" da DC Comics, o filme foi muito bem recebido pela crítica e chegou a receber duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante para William Hurt, interpretando Richie Cusack.

Uma curiosidade interessante e totalmente à parte, é que este filme foi o último das produções de Hollywood a ser editado em VHS.

  • Sinopse: Quando uma dupla de ladrões tenta roubar seu restaurante em uma pequena cidade, Tom Stall utiliza suas habilidades para impedi-los. A ação heroica vai parar na televisão e um estranho chega até a cidade dizendo que Tom, na verdade, é um mafioso desaparecido da Filadélfia. Para o terror de sua esposa e de seu filho adolescente, ele agora terá que confrontar o seu passado violento.

----------ONDE ASSISTIR O FILME: HBO GO ----------

Estrada para Perdição

Road to Perdition (2002)
O filme é uma adaptação da HQ, de mesmo nome, escrita pelo autor Max Allan Collins e ganhou sua live-action, com direção de Sam Mendes (que dirigiu 1917, vencedor do Oscar de Melhor Filme), responsável por vermos o ator Tom Hanks num papel de assassino, pela primeira vez nas telonas, e por vermos o lendário Paul Newman, em seu último trabalho no cinema. O elenco contava com outros nomes de peso, como: Daniel Craig, Jude Law, Jennifer Jaso Leigh e o novato Tyler Hoechlin, que já dava ares no universo DC, 14 anos antes de pensar em assumir a capa do Superman, nas séries televisivas do Arrowverse.

  • Sinopse: Mike Sullivan trabalha para o gângster John Rooney durante a Depressão. O filho de Rooney tem ciúmes dessa relação e, aproveitando-se de um incidente, mata a mulher e um dos dois filhos de Sullivan.

----------ONDE ASSISTIR O FILME: TELECINE PLAY ----------

Steel - O Homem de Aço

Steel (1997)
Os anos 90 não foram para amadores e quem viveu a infância nessa década, deve lembrar o quanto Shaquille O’Neal (jogador de basquete) era uma figura carismática na parte do entretenimento.

(Alguém aí lembra do filme Kazaam com ele? E do jogo para Super Nintendo, Shaq-Fu?)
Apesar da nostalgia, todos sabemos que tínhamos gostos duvidosos, enquanto criança, e não fica difícil perceber que, como ator, Shaq era um ótimo jogador de basquete.

E o filme nada mais é que uma adaptação do herói Aço dos quadrinhos, que surgiu logo após o Superman ter morrido pelas mãos de Apocalypse (aliás, eu já falei sobre essa animação "Reino do Superman" aqui no blog). O filme se distancia bastante da mitologia do Superman, o que facilitou para contar de forma mais livre sobre a origem deste herói. As menções feitas ao Superman ficam restritas apenas à tatuagem que John Henry Irons (Shaquille O’Neal) tem no braço, com o símbolo do Superman. Não é um filme que, necessariamente, promete uma fidelidade na telona, mas entrega uma ótima diversão em família e nostálgica para os dias de hoje.

  • Sinopse: John Irons desenvolveu, para o governo americano, uma arma capaz de neutralizar o inimigo sem matá-lo. Mas, após um acidente, ele abandona tudo. Ao saber que a arma caiu em mãos perigosas, ele se transforma em Steel, o herói de aço.


----------INFELIZMENTE NÃO ENCONTREI NENHUM LINK FUNCIONAL PARA ASSISTIR O FILME ONLINE ----------

V de Vingança

V for Vendetta (2005)
Ainda tem muita gente que não sabe que o filme é uma adaptação da história em quadrinhos (de mesmo nome), dos autores Alan Moore e David Lloyd, publicada pela Vertigo. E, vale ressaltar: Não, não é um símbolo do Anonymous (grupo de hackers que se apoderou da iconografia para representá-los). A conhecida máscara foi criada na HQ. E, aqui no Brasil, se popularizou em 2013, quando o país teve uma de suas maiores manifestações de sua história.

Alan Moore solicitou não ser creditado na produção, devido sua falta de envolvimento na escrita e direção. Apesar do filme ter alguns pontos diferentes da HQ, particularmente vejo como uma adaptação de melhor dinâmica, nos cinemas, para a época que foi produzida, não tirando o brilho que a obra, em si, possui.

  • Sinopse: Após uma guerra mundial, a Inglaterra é ocupada por um governo fascista e vive sob um regime totalitário. Na luta pela liberdade, um vigilante, conhecido apenas por V, utiliza-se de táticas terroristas para enfrentar os opressores da sociedade. V salva uma jovem chamada Evey da polícia secreta e encontra nela uma nova aliada em busca da liberdade e justiça.

----------ONDE ASSISTIR O FILME: HBO GO ----------

Constantine

Constantine (2005)
Apesar de o personagem ser mais citado, hoje, nas séries populares da CW, ainda assim, tem muita gente que desconhece que o filme, de 2005, é uma obra adaptada da DC Comics. Constantine foi criado por Alan Moore, na revista Swamp Thing, em 1985, e foi ganhar seus quadrinhos-solo, em 1988, intitulado Hellblazer. O longa, embora tenha agradado o público, fez muito fã do personagem reclamar do distanciamento da história original.

O filme traz mudanças desnecessárias: Para começar, Constantine não é inglês e sim americano, não usa o sobretudo bege e a aparência física é diferente do protagonista Keanu Reeves. A linha entre a persona da HQ e do filme se perde. Enquanto, nos quadrinhos, ele é um extremo filho-dum-bode, que nunca está aí pra nada, no filme, vemos um personagem mais no estilo badass, que só falta sair cantarolando "sou foda dig-din-dig-din", ao sair de alguma situação. O filme não é ruim, exceto se você for assistir, esperando uma adaptação fiel. Com certeza isso lhe custará uma decepção!

  • Sinopse: O solitário Constantine tenta garantir seu lugar no paraíso enviando demônios de volta ao inferno, mas seu destino está ligado ao de Angela, uma policial que investiga o suposto suicídio de sua irmã gêmea.

----------ONDE ASSISTIR O FILME: NETFLIX ----------


E aí? Agora que já maratonou todos os filmes animados da DC, que tal dar uma chance para esses acima? Escolha um e depois me conte o que achou!
Especial DC | Filmes que são da DC Comics que nem todo mundo sabe Especial DC | Filmes que são da DC Comics que nem todo mundo sabe Reviewed by Andre Guilherme on julho 16, 2020 Rating: 5

2 comentários

  1. Confesso que eu não fazia a menor ideia, mesmo, de alguns. *Vergonha Alheia*, mas disfarça. Acho que tá muito na cara que eu preciso me inteirar no assunto, pra acompanhar hahaha
    *Disfarça, de novo*...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA então a lista foi uma surpresa pra ti e muito válida! Veja só hahahahahahaha

      Excluir

Post AD