DCAU | Guia de cronologia do Universo Animado da DC
Reprodução Warner Bros. |
Resolvi assistir novamente o universo compartilhado de animações da DC Comics (DC Animated Universe, ou apenas, DCAU), e percebi que havia deixado algumas animações de lado por pura implicância. Então, antes de assistir a "Liga da Justiça Sombria - Guerra de Apokolips",
que encerra essa jornada de universo interligados, retomei as 15
animações anteriores, sem pular nenhuma dessa vez, e apenas digo: A DC não decepciona nunca em filmes animados.
Os textos abaixo conterão resumos com algumas pontuações pessoais, porém, não se trata de nenhuma análise crítica, serve mais como roteiro para quem quer assistir as animações e saber um pouco mais de cada história, antes de dar o play.
Liga da Justiça: Ponto de Ignição
Justice League: The Flashpoint Paradox (2013) |
O início do Universo Animado da DC Comics começou em 2013 com "Liga da Justiça: Ponto de Ignição". O filme adapta a saga Flashpoint, exatamente no ponto inicial que a editora usou para reboot e lançamento dos Novos 52. (Yep, o dito reboot que o ex-editor, Dan DiDio, falou sobre seu arrependimento).
O filme segue a mesma história da HQ: Barry Allen/The Flash volta no tempo para salvar sua mãe e ao retornar ao presente, o mundo não é mais como costumava ser. A Liga da Justiça não existe; Aquaman e Mulher-Maravilha são inimigos mortais; Thomas Wayne é o Batman; e Superman é uma incógnita. Barry precisa fazer todo o possível para tentar salvar a realidade que ele se lembra e que, aos poucos, está sumindo de sua memória.
Liga da Justiça: Guerra
Flash consegue restaurar a realidade, dando início a um novo arco das novas versões dos heróis da DC. "Liga da Justiça: Guerra" é o filme de origem da equipe de heróis, que se unem para enfrentar o poderoso Darkseid.
A animação é baseada na trama de "Liga da Justiça: Origem", que retrata a primeira fase da equipe nos Novos 52, mostrando Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Cyborg e Shazam tentando descobrir o segredo das Caixas Maternas. (História vista no filme live-action de "Liga da Justiça")
O Filho do Batman
Son of Batman (2014) |
Dando uma pausa nas histórias da equipe de heróis, ganhamos um filme com foco em Batman. Nos é apresentado seu herdeiro, Damien Wayne, que é fruto de um caso do passado entre Bruce Wayne e Talia al Ghul.
Damien é um menino violento e sanguinário (além de chato, mimado pra kct e metido além da conta) criado pela Liga dos Assassinos. Chega na Mansão Wayne de surpresa, mudando a rotina de Bruce para entender a origem de seu filho, transformando-o, posteriormente no novo Robin.
Liga da Justiça: Trono de Atlântida
Justice League: Throne of Atlantis (2015) |
Nem deu tempo de sentir saudades da Liga da Justiça e os heróis se reuniram novamente. No filme, conhecemos a origem de Arthur Curry e como assumiu seu trono em Atlântida.
A sinopse da animação é baseada no arco das HQ's "Trono de Atlântida", nos mostrando como Aquaman se juntou à Liga da Justiça para impedir seu impetuoso meio-irmão, o Mestre dos Oceanos.
O filme agradou o público pois os fãs aprovaram a reparação histórica de Aquaman que, por muitos anos, foi motivo de chacota, tendo reflexo positivo no sucesso do filme live-action "Aquaman", lançado em 2018.
Batman vs. Robin
Batman vs. Robin (2015) |
Ter um novo Wayne na família era sinal de alerta, principalmente quando este torna-se o novo Menino Prodígio do pai. Bruce ainda está se acostumando com a realidade de ter um filho, enquanto tenta estabelecer uma relação mais paternal com Damien.
O filme é baseado no arco "Corte das Corujas", e mostra o conflito ideológico entre Batman e Robin. Mostrando a resistência que Damien tem em seguir a lei de "não matar" e o quanto pode ser uma pedra no sapato de Batman, se resolver voltar-se contra o Morcegão.
Batman: Sangue Ruim
Batman: Bad Blood (2016) |
A partir deste filme, o Universo Animado da DC Comics deixou de ser baseado apenas nas histórias dos Novos 52, e trouxe arcos anteriores da editora, voltando seu foco novamente, em torno de Bruce Wayne.
Na trama, temos Batman desaparecido e uma Gotham que sente a falta do Cavaleiro das Trevas. Dick Grayson (ex-Robin, atual Asa Noturna) assume o manto do Morcego, enquanto somos apresentados a novos personagens derivados, como: Batwoman, Batwing e Batgirl.
Liga da Justiça e Jovens Titãs
Justice League vs. Teen Titans (2016) |
Retomamos com a Liga da Justiça (posso dizer que é uma pausa após dois filmes em torno do universo Batman) mas o plano de fundo entre a relação pai e filho, de Bruce e Damien, é o elo para a conexão entre a Liga e os Jovens Titãs.
Damien(que pra variar, valoriza seu passe mais do que realmente vale), não se sente reconhecido pelas funções que exerce nas missões dadas por Batman, e diz preferir trabalhar sozinho do que em equipe, já que se acha mais suficiente que toda Liga da Justiça. (Em
outro momento, diria que gostaria de ter a autoestima do Damien, mas
dispenso. Odiaria me tornar um completo chato, como esse pirralho).
Em paralelo a isso, o demônio Trigon possui os membros da Liga da Justiça, fazendo com que o embate entre as duas equipes de heróis seja inevitável para derrotar o vilão.
Damien
Em paralelo a isso, o demônio Trigon possui os membros da Liga da Justiça, fazendo com que o embate entre as duas equipes de heróis seja inevitável para derrotar o vilão.
Liga da Justiça Sombria
Se no filme anterior o elo de conexão entre a "Liga da Justiça e Jovens Titãs" foi Robin, só pra variar, temos o universo do Morcegão de plano de apoio em "Liga da Justiça Sombria".
Batman acaba liderando esta nova equipe de heróis formada por: Constantine, Zatanna, Etrigan, Monstro do Pântano e Desafiador, para combater ataques demoníacos que estão acontecendo em diversas cidades.
Somos apresentados também a novos membros da Liga da Justiça: Caçador de Marte, Gavião Negro e Lanterna Verde de John Stewart, que aparecem na animação, mas sem uma história de plano de fundo individual.
Batman acaba liderando esta nova equipe de heróis formada por: Constantine, Zatanna, Etrigan, Monstro do Pântano e Desafiador, para combater ataques demoníacos que estão acontecendo em diversas cidades.
Somos apresentados também a novos membros da Liga da Justiça: Caçador de Marte, Gavião Negro e Lanterna Verde de John Stewart, que aparecem na animação, mas sem uma história de plano de fundo individual.
Jovens Titãs: O Contrato de Judas
Teen Titans: The Judas Contract (2017) |
A aparição de Jovens Titãs, no
ano anterior, teve efeito positivo e, com isso, a equipe de heróis
ganhou um filme sem dividir protagonismo. A animação continua dentro do
universo compartilhado, mostrando um pouco de Dick Grayson ainda como Robin, no passado, e como Asa Noturna no presente.
"O contrato de Judas"
é adaptação de um arco de histórias conhecidas dos anos 80 e recebe
esse nome justamente pela traição de um dos membros da equipe. O filme
ainda conta com o retorno do vilão Exterminador e a relação de Estelar e Dick, como segundo plano. (Não sei explicar o motivo, mas o final desse filme me deixou emotivo e mexeu comigo).
Esquadrão Suicida: Acerto de Contas
Suicide Squad: Hell to Pay (2018) |
Uma nova equipe chega no universo compartilhado. E ela não é de heróis. "Esquadrão Suicida: Acerto de Contas"
chegou só pra reafirmar que não é porque você está assistindo animação
que significada que seja conteúdo para toda a família. Nos dez minutos
iniciais do filme animado, vemos sangue, miolos voando e corpos
decepados. (Muito mais adulto que o filme em live-action que vimos no cinema)
Amanda Waller envia sua força tarefa com: Pistoleiro, Arlequina, Capitão Bumerangue, Tigre de Bronze, Nevasca e Cobra Venenosa,
para uma missão suicida para recuperar um valioso objeto místico.
Entretanto, eles não são o único grupo de vilões dessa busca. O décimo
filme do DCAU é um dos mais violentos, também pudera, numa missão onde só vilões atuam, não poderia esperar por menos.
The Death of Superman (2018) |
"A morte do Superman", de longe, é a história que mais mexe comigo, por tudo que o herói representa aos cidadãos de Metrópolis
e ao mundo, o símbolo de esperança, a sensação que ele sempre aparecerá
na hora certa é o que conforta todos quando estão em uma situação de
perigo.
Poupo dar maiores detalhes sobre este filme animado, pois, apesar de ser parte do DCAU,
você pode assisti-lo facilmente sem ter visto os anteriores e sentir
todo sentimento de importância e carinho que todos têm por Superman, a ponto de se pegar emotivo em sua despedida.
E se você assistiu os filmes "O Homem de Aço" e "Batman v. Superman", verá muitas semelhanças em diversos momentos. Sem dúvidas, "A morte do Superman" é uma das minhas animações preferidas!
E se você assistiu os filmes "O Homem de Aço" e "Batman v. Superman", verá muitas semelhanças em diversos momentos. Sem dúvidas, "A morte do Superman" é uma das minhas animações preferidas!
Constantine: Cidade dos Demônios
Constantine: City of Demons (2018) |
Originalmente, "Constantine: Cidade dos Demônios" foi lançada como série pela CW Seed, serviço digital da emissora CW e, posteriormente, os episódios foram reunidos em forma de filme.
A trama é em torno de uma grande conspiração demoníaca que iniciou na juventude de Constantine, quando ele e seu amigo presenciaram a trágica morte da menina Astra num ritual macabro.
A trama é em torno de uma grande conspiração demoníaca que iniciou na juventude de Constantine, quando ele e seu amigo presenciaram a trágica morte da menina Astra num ritual macabro.
E, assim como disse sobre "Esquadrão Suicida: Acerto de Contas", "Constantine: Cidade dos Demônios" se aplica também a regra: não é porque você está assistindo animação que significada que seja conteúdo para toda a família.
Reino do Superman
Reign of the Supermen (2019) |
O mundo ainda chora pela morte de Superman e novos heróis surgem. Assim como em "Batman: Sangue Ruim", somos apresentados a personagens derivados do Homem de Aço, como: Superboy, Aço, Erradicador e Superman Ciborgue.
É uma continuação direta do filme "A Morte do Superman" e mostra a importância que Kal-El tem para a humanidade, até mesmo para a união da Liga da Justiça. Em meio de uma disputa para decidir quem assumirá o manto de Superman, Darkseid ronda a Terra.
É uma continuação direta do filme "A Morte do Superman" e mostra a importância que Kal-El tem para a humanidade, até mesmo para a união da Liga da Justiça. Em meio de uma disputa para decidir quem assumirá o manto de Superman, Darkseid ronda a Terra.
Batman: Silêncio
Batman: Hush (2019) |
Na saideira de filmes com foco no Morcegão, somos presenteados com "Batman: Silêncio", que nos apresenta o oponente Silêncio.
A trama é baseada no arco homônimo das HQ's. Apesar de ser uma
adaptação com muitas coisas distintas da obra original, o filme
apresenta uma dinâmica interessante.
A aparição de personagens, como: Bane, Hera Venenosa, Mulher-Gato, Arlequina, Coringa, Asa Norturna, Batgirl, Amanda Waller, Charada, Duas Caras, Pinguim, Mr. Freeze, Espantalho e Cara de Barro, mostram o quão complexo e importante é o arco do Cavaleiro das Trevas para o universo DC.
A aparição de personagens, como: Bane, Hera Venenosa, Mulher-Gato, Arlequina, Coringa, Asa Norturna, Batgirl, Amanda Waller, Charada, Duas Caras, Pinguim, Mr. Freeze, Espantalho e Cara de Barro, mostram o quão complexo e importante é o arco do Cavaleiro das Trevas para o universo DC.
Mulher-Maravilha: Linhagem de Sangue
Wonder Woman: Bloodlines (2019) |
Mulher-Maravilha, ao lado de Batman e Superman, forma a Trindade da DC.
E mesmo sendo um dos personagens mais importantes da editora, teve seu
filme solo animado, apenas em 2019. Talvez impulsionando pelo sucesso
que o filme live-action, de 2017, fez nos cinemas.
"Mulher-Maravilha: Linhagem de Sangue", conta a origem da Princesa Diana, sua relação com Steve Trevor(pré e pós Superman) e como saiu de Temíscira e se adaptou no mundo dos homens. Na animação, somos apresentados a vilãs, como: Mulher-Leopardo, Doutora Veneno e Cisne de Prata.
"Mulher-Maravilha: Linhagem de Sangue", conta a origem da Princesa Diana, sua relação com Steve Trevor
Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips
Justice League Dark: Apokolips War (2020) |
O
filme, que fecha o universo compartilhado de animações, além de agradar
os fãs, agradou a crítica especializada, estreando com 100% de
aprovação no Rotten Tomatoes. (Até
pensei em deixar uma visão mais pessoal sobre a animação, mas quero que
tenham a mesma experiência e sensação que eu tive do começo ao fim do
filme).
Então, apenas: ASSISTAM! E terminem com essa expressão no rosto |
Obs.:
O único ponto negativo foi a troca, sem explicação, de todos os
dubladores originais na versão em português. Nas redes sociais, os fãs
se manifestaram querendo uma satisfação sobre a troca, que pegou até
mesmo os próprios dubladores de surpresa. Aconselho assistir a versão
legendada para que sua experiência, diante esta ótima animação, não seja
afetada.
Assim, com "Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips", chegamos, oficialmente, ao fim do Universo Compartilhado de Animações da DC Comics.
O próximo filme animado da DC Comics, "Superman: O Homem do Amanhã", dará início a uma nova abordagem no universo compartilhado de animações. Retratará os primeiros dias da vida de Clark Kent, como Superman, enquanto ele trabalha como estagiário no Planeta Diário, ao mesmo tempo em que atua como o super-herói de Metrópolis. Confira, abaixo, a imagem divulgada pela Warner Bros.
Dirigido por Chris Palmer, "Superman: O Homem do Amanhã" será estrelado por Darren Criss como Clark Kent/Superman, Zachary Quinto como Lex Luthor, Alexandra Daddario como Lois Lane, Brett Dalton como Lobo, Ryan Hurst como Parasita, Ike Aamadi como Caçador de Marte, Neil Flynn como Jonathan Kent e Bellamy Young como Martha Kent.
E aí, você me perguntará: "Mas por que fazer um novo reboot das animações da DC Comics?". Bem... assista "Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips" que terá sua resposta! XD
DCAU | Guia de cronologia do Universo Animado da DC
Reviewed by Andre Guilherme
on
maio 21, 2020
Rating:
Ótimo guia! Boa, Andre!
ResponderExcluirA quarentena está garantida hahaha
ExcluirOkay, primeiro ponto: Para quem não está muito inserido neste universo, o conteúdo deste post não é só um guia para iniciantes - ou seja, botei na lista. HAHA - mas um portfólio bem completo. Tudo muito bem estruturado e bem organizadinho. Gostei de como formatou o guia. Queria poder comentar um por um, mas não vou mentir que não assisti nenhum, então, talvez eu o faça quando assistir. ^^ - Fica a promessa, já que botei na lista. - PS: Amei ter colocado onde assistir cada um!
ResponderExcluirSegundo ponto: Tô gostando de acompanhar seu crescimento como "blogueiro" (coisa que prefiro chamar de "dono de site", mais impactante), porque a dedicação com a qual lida com seu site e o profissionalismo não só aqui, como no Terraverso é, sem dúvida alguma, notável, ainda mais para quem sabe o quanto isso tudo é importante para você... Tô orgulhosa! Só isso... ^^
Parabéns, novamente!
Eu fico até sem jeito de receber um puta elogio desses! É bom se dedicar em algo que as pessoas enxergam seu empenho, estar num local que se é bem acolhido e ter apoio! Tanto aqui, como no Terraverso, nunca me senti tão bem fazendo o que amo. E fico felizão que tenha colocado em tua lista as animações da DC hahahahahaha Obrigado por essa rede de apoio!!!
ExcluirAdorei o conteúdo, bem completo
ResponderExcluir:D valeuuu!!!
Excluir